Orgone foi o nome que o psiquiatra Dr. Wilhelm Reich (1897-1957) utilizou para denominar a energia vital, também conhecida como “Qi” (Japão), “Chi” (China), “Ether” (Grécia) ou “Prana”(Índia). A existência de uma “energia Universal” que percorre toda a natureza era aceite com pouca contestação, mesmo nos meios científicos, até ao Séc. XIX, quando os cientistas começaram a tentar desmistificar a sua existência. No entanto, algumas descobertas nos Séc. XX e XXI, conduzidas por alguns pioneiros, levaram a que o interesse por essa energia vital voltasse á ribalta.É nessa altura que aparece o Dr. Wilhelm Reich.
Foto do Dr. Wilhelm Reich
Reich nasceu no antigo império Austro-húngaro, em 1897. Depois de uma adolescência complicada, na qual perde os pais, e com o começo da I Guerra Mundial, Wilhelm teve que fugir para Viena. Já após o final da guerra, em 1918, ingressa na Faculdade de Medicina.
Foi em 1919 que conheceu Freud, que rapidamente se tornou seu mentor. Mas as ideias de Reich sobre a natureza essencialmente sexual das energias levou a que se criassem divergências entre ele e Freud.
Após ter sido expulso da Alemanha em 1933, mudou-se para Oslo, na Noruega e finalmente, em 1939 vai para Nova Iorque.
Cria o seu laboratório Orgonom, em Rangeley, Maine que Reich efetua experiências com energia orgone.
As experiências incluíam a utilização de um galvanômetro* que permitiu que a nossa pele tem uma carga quando nos encontramos em situações agradáveis, ao qual ele apelidou de energia bioeléctrica. Mais tarde, descobre glóbulos de energia que chamou de bions. Estes glóbulos forneciam um tipo de radiação que carregava objetos próximos. Ao descobrir que esta radiação que carregava objetos próximos. Ao descobrir que esta radiação era a mesma que a energia bioléctrica que tinha descoberto anteriormente, ele então apelidou de Orgone ou Orgónio.
Wilhem Reich controi o seu 1º acumulador orgone, também conhecido como ORAC. Consistia de contraplacado forrado com camadas alternadas de matéria orgânica (lã) e inorgânica (chapas de ferro). A intenção era de gerar uma forte concentração de energia orgone positiva, que teria efeito curativo.
Com este acumulador de energia, faz várias experiências, onde concluiu dos vários benefícios para a saúde.
*O galvanômetro é um instrumento muito sensível utilizado para medir correntes de baixa intensidade, como por exemplo, correntes da ordem miliampéres. O galvanômetro nada mais é do que um amperímetro muito sensível, com o ponteiro no meio da escala, podendo assim medir correntes nos dois sentidos do circuito elétrico.
** Para saber mais informações detalhadas sobre a vida Reich, poderá consultar artigos na Wikipedia.